O Colégio em pessoas

DIREÇÃO

A direção escolar lidera a equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, promovendo a articulação e parceria entre todos os profissionais, visa sempre a meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial do gestor prezar pela qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige.

Desta forma, os diretores do Colégio Sêneca, através de uma direção partilhada, buscam valores fundamentais como a ética e transparência nas ações, a inovação, a credibilidade no sistema escolar e o respeito ao próximo. Tudo isso aliado a uma liderança, pelo exemplo. Incentivar a pesquisar e refletir sobre o cotidiano escolar de forma a aprimorá-lo são também fatores decisivos numa gestão saudável e efetiva.

Tem-se, como metas da direção, um fazer ampliado, voltado ainda para a compreensão dos condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar para, assim, promover a sua integração com a comunidade, culminando na construção de relações de cooperação e reciprocidade que favoreçam a formação de redes de apoio e aprendizagem; planejar ações que incorporem as demandas e os anseios da comunidade local aos propósitos pedagógicos da escola; valorizar a gestão participativa sempre em busca da melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos; executar as políticas educacionais, na qualidade de líder, visando o cumprimento da proposta pedagógica da escola, construída no coletivo da comunidade escolar; bem como cuidar para que as ações de formação continuada sejam efetivas e contribuam ao enriquecimento da prática pedagógica em sala de aula.

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A coordenação pedagógica do Colégio Sêneca busca identificar as necessidades dos professores e alunos e com eles encontrar soluções que priorizem a construção de um trabalho educacional de qualidade, otimizando as suas potencialidades, através de ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação discente e docente, não se tratando de administrar pessoas, mas sim de se administrar com as pessoas de forma responsável, proativa e dinâmica.

Primando pela percepção e sensibilidade de identificar as necessidades dos alunos e professores, o Colégio Sêneca, através da sua coordenação, visa promover a integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo relações interpessoais de forma saudável, a valorização da formação e desenvolvimento das habilidades do professor e deve estar em constante processo de formação, sempre em parceria com o corpo docente, os pais, responsáveis, alunos e direção.

A busca por um ambiente democrático e participativo são fatores presentes na coordenação, em que a comunidade escolar terá autonomia e estímulo para produzir conhecimento, mudanças de atitude e desenvolvimento das habilidades individuais, sociais e cognitivas de cada um.

A equipe da coordenação pedagógica trabalha em prol da aprendizagem, avalia processos, define rotas, corrige trajetórias para que o saber se materialize. É um trabalho com o coletivo de professores, articulando as práticas pedagógicas, seguindo os princípios do seu trabalho, a gestão democrática, o trabalho coletivo, a ética profissional e o comprometimento político pedagógico. Cabe ao setor acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo entre os envolvidos na comunidade educacional. 

 

ORIENTAÇÃO

O Colégio Sêneca entende que educar é acima de tudo acolher, respeitando as particularidades de cada aluno sem deixar de se preocupar com o coletivo. Buscando a formação dos alunos enquanto futuras pessoas e profissionais, o Sêneca e o seu Serviço de Orientação Escolar fomentam práticas e ações no sentido de estimular a criatividade, a capacidade de socialização e a autonomia, tendo os alunos enquanto protagonistas do processo educacional e não meros reprodutores de ideias.

Busca propiciar o desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação enquanto cidadão, e estimula a reflexão sobre valores morais e éticos e a resolução de conflito, agindo, assim, como um mediador. É um elo entre educadores, pais e estudantes, atuando para administrar diferentes pontos de vista, entendendo que existem razões opostas.

O orientador educacional prima pela formação dos alunos enquanto cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos e cuida das relações com a comunidade. O desafio é não descuidar do coletivo, ao mesmo tempo em que se desenvolve uma série de intervenções individuais. É um dos membros da equipe gestora, ao lado dos diretores e do coordenador pedagógico.

Influenciados pelas ideias de filósofos construtivistas como Jean Piaget (1896-1980) e  Lev Vygostky (1896-1934), os orientadores passaram a atuar de forma a atender os estudantes, considerando que eles estão inseridos em um contexto social e familiar que influenciam o processo de aprendizagem. Os projetos pedagógicos das escolas estão cada vez mais pautados na Psicologia do Desenvolvimento que estuda o comportamento relacionado à idade, durante a vida de uma pessoa.

O trabalho a ser desenvolvido também ultrapassará os muros da escola, o orientador atuará como uma ponte, entre a escola e a comunidade, entendendo sua realidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar, pois o Colégio Sêneca entende que a formação de seres humanos vai além de divisas institucionais.

 

EQUIPE DOCENTE

O corpo docente é o ponto convergente de todos os esforços da equipe pedagógica.

 

O professor é aquele que media – gerencia os conflitos que surgem entre a ação docente e o processo de aprendizado do discente. Tece – gera significado ao conhecimento que está sendo transmitido, de forma que esse passe a fazer sentido no universo do educando. Mapeia – escolha do que é relevante para a formação do aluno, fazendo amarrações entre o tema e o meio que o circunda, na escala adequada ao tempo e profundidade desejados, de forma a novamente trazer significado. Constrói – com o aluno que é ativo, o professor colabora com a reconstrução do saber socializado e refletido pelo aluno.

 

O colégio Sêneca busca construir idéias, juntamente com a equipe de professores, primando por valores que venham a convergir na formação de jovens saudáveis, criativos, com espírito crítico e que tenham a capacidade de analisar e sintetizar. Tudo isso pautado em profissionais que tenham sempre em mente princípios como a coerência, o reconhecimento, a integralidade, a empatia, a colaboração, a cumplicidade, a mediação e o bom relacionamento. São os docentes que identificam as expectativas e necessidades de desenvolvimento geral dos seus alunos e propõem ou articula oportunidades educativas capazes de atendê-las.

 

SECRETARIA ESCOLAR

O secretário escolar é um profissional essencial para o andamento das rotinas escolares. Suas atribuições estão relacionadas ao atendimento à comunidade escolar, escrituração e rotina dos estudantes em parceria com os demais setores da escola. Esse profissional trabalha para que a organização da escola e o atendimento das necessidades das comunidades, tanto interna quanto externa, sejam satisfeitas.

O setor é responsável por planejar, coordenar e executar as ações da secretaria da escola, respondendo por suas imputações de modo a assegurar o mais perfeito e regular desenvolvimento dos trabalhos administrativos dentro dos prazos estabelecidos.

 

EQUIPE DE APOIO E SUPORTE

O suporte dos profissionais de portaria, dos auxiliares e da equipe de limpeza é indispensável para o bom andamento do trabalho e da rotina da escola. Sem eles, o ambiente não será favorável e a execução do trabalho estará comprometida.

 

COLÉGIO E COMUNIDADE

Alunos/Grêmios

Os grêmios são parte fundamental para cultivar as habilidades de liderança presentes em nossa missão. Por essa razão, a Escola Eleva oferece aos alunos a oportunidade de participar anualmente nos grêmios. Os alunos que forem eleitos para as posições de liderança irão trabalhar diretamente com a equipe da escola para promover a missão, os pilares e os valores.

 

Pais, Responsáveis e Escola

Entendendo que a escola e a família são componentes essenciais para o sistema de aprendizado, é muito importante que família e escola se unam com vistas a conseguirem ajudar na formação dos alunos, de maneira que os capacitem para se tornarem cidadãos participativos, produtivos, felizes e emocionalmente seguros. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis e seguros para a convivência e solo fértil para a aprendizagem.

 Uma educação de qualidade constitui um dos componentes fundamentais do processo de socialização do sujeito, sendo assim, a escola não pode ser otimizada sem a família e nem a família consegue desenvolver uma formação completa sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar um maior objetivo, porque um melhor futuro para os alunos é uma conquista para toda a sociedade.

O Colégio Sêneca pretende trabalhar além do conteúdo formal, atendo-se a participar da formação de pessoas saudáveis e felizes, instruindo-os sem os anular. A escola não deve ser apenas um lugar de aprendizagem, mas também um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva, emocional e social dos alunos.

No Colégio Sêneca, buscamos um ambiente que promova uma integração ativa e saudável de toda a comunidade. Por isso, pais e escola se encontrarão regularmente a fim trocar informações e avaliar o caminhar dos alunos na nossa escola.

 

Colégio Sêneca

Rua Arthur Seixas, n 13, Candeias

77 3421-7340