Lista de Livros 2020: Ensino Fundamental

6º ANO

I ETAPA

LIVRO: Um Girassol na Janela – de Ganymedes José
SINOPSE:
Uma menina que transforma em amor tudo que a cerca. Vivinha é a vida, Vivinha é a força, Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete essa satisfação de viver e sua fé no amor. Você vai vibrar, vai chorar, vai se emocionar quando Vivinha desmontar a sisudez de uma mansão e abrir as janelas para deixar entrar o vento da alegria e do amor!

 

 

 

II ETAPA

LIVRO: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
SINOPSE: Publicado pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos e, três anos mais tarde, na França, “O Pequeno Príncipe” tornou-se obra de apelo universal, um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte, compartilhadas conosco por meio do pequeno habitante do asteroide B 612. Apesar de escrito e narrado por um adulto, “O Pequeno Príncipe” se dirige, desde suas primeiras linhas, às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos abandonamos, vivendo em prol das nossas vaidades, vícios, obrigações, números e demais coisas “sérias e importantes”. Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao nosso planeta. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração. Pois o essencial, como nos têm ensinado o pequeno príncipe e sua amiga raposa, por mais de setenta anos, é invisível aos olhos.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Agir / Nova Fronteira

 

III ETAPA

LIVRO: Eu Passarinho, de Mario Quintana.
SINOPSE:
Esta antologia cobre toda a carreira do poeta, desde os livros iniciais até os publicados postumamente, e revela não sá seu modo único de olhar o mundo, mas uma riqueza de temas e formas. Quintana retrata a vida nossa de cada dia – os fatos corriqueiros e também os que nos pegam de surpresa e nos transformam –, ressaltando os aspectos belos, profundos e divertidos de nossa existência. Há aqui um pouco de tudo: sonetos, versos livres, aforismos, haicais e prosa poética. impossível ficar indiferente e não se emocionar.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Ática

 

7º ANO

I ETAPA

LIVRO: Malala, de Patricia McCormick (Autor), Alexandra Esteche (Tradutor).
SINOPSE: Autobiografia da mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz, escrita especialmente para o público juvenil. Uma jovem comum, Malala Yousafzai gostava acompanhar seus programas de TV preferidos, vivia brigando com os irmãos e adorava ir à escola. Mas em pouco tempo tudo mudaria. Ela tinha apenas dez anos quando o Talibã tomou conta do vale do Swat, onde ela vivia com os pais e os irmãos. A partir desse dia, a música virou crime; as mulheres estavam proibidas de frequentar o mercado; as meninas não deveriam ir à escola. Criada em uma região pacífica do Paquistão totalmente transformada pelo terrorismo, Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava. Assim, ela lutou com todas as forças por seu direito à educação. E, em 9 de outubro de 2012, quase perdeu a vida por isso: foi atingida por um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Hoje Malala é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacífico, e é a pessoa mais jovem e a receber o Prêmio Nobel da Paz. Nesta autobiografia, em que ela conta sua história inspiradora para outros jovens como ela, Malala mostra que todos podem mudar o mundo.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Seguinte.

 

II ETAPA

LIVRO: Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
SINOPSE: ‘Vidas Secas’, lançado originalmente em 1938, é o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Record.

 

 

 

III ETAPA
LIVRO: Colcha de Retalhos – de Moreira de Acopiara | Xilogravuras de Erivaldo Ferreira da Silva.
SINOPSE: Colcha de Retalhos é um livro emocionante, cuja temática é desenvolvida de maneira sensível por meio da literatura de cordel. A qualidade da obra está em trazer esse tipo de literatura garantindo seus elementos característicos, como a efabulação, a sonoridade, o ritmo do texto e a utilização de expressões da região de origem. Além disso, os personagens, o espaço e as situações presentes na obra garantem uma viagem inesquecível à alma do Nordeste brasileiro.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Melhoramentos

 

 

 

8º ANO 

 

I ETAPA

LIVRO: Estrelas Tortas, de Walcir Carrasco.
SINOPSE:Há problemas na vida que levam a gente a pensar que o mundo vai acabar. Mas ele continua aí… firme! Marcella era alta, bonita e a principal jogadora de vôlei do colégio. Ao realizar uma viagem de carro com a mãe, sofre um grave acidente e, em consequência, perde os movimentos das pernas. Toda sua família e a própria Marcella vão descobrir o quanto é difícil perder e o quanto é precioso aprender a ganhar.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Moderna

 

 

 

II ETAPA

LIVRO: Estrela Amarela – de Jennifer Roy.
SINOPSE: Em setembro de 1939 os alemães invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. Pouco tempo depois, trataram de isolar os judeus em guetos, como o de Lodz, onde, entre 233 mil pessoas, havia uma menina de quatro anos chamada Sylvia. Em Estrela amarela, a própria Sylvia fala sobre esses seis anos, compartilhando os medos e as pequenas alegrias de uma criança judia em meio ao nazismo.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Seguinte

 

 

III ETAPA

LIVRO: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
SINOPSE: A hora da estrela é também uma despedida. Lançada pouco antes de sua morte em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa. Em A hora da estrela Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice. A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora. Como diz o personagem Rodrigo, “estou escrevendo na hora mesma em que sou lido”. É Clarice contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Rocco

 

9º ANO 

I ETAPA

LIVRO: A mala de Hana, de Karen Levine
SINOPSE: Em março de 2000, uma mala chegava ao Centro Educacional do Holocausto de Tóquio, no Japão. Do lado de fora, com tinta branca, havia estas palavras – Hana Brady, 16 de maio de 1931, e Waisenkind, a palavra alemã para órfã. As crianças que viram a mala na exposição ficaram cheias de perguntas. Elas queriam que Fumiko Ishioka, a curadora do centro, descobrisse o que havia acontecido. O mistério da mala levou Fumiko a setenta anos antes, à jovem Hana e sua família, cuja vida feliz numa pequena cidade tcheca foi virada de cabeça para baixo após a invasão dos nazistas.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Melhoramentos

 

II ETAPA
LIVRO: A menina que roubava livros, de Markus Zusak
SINOPSE: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em “A Menina que Roubava Livros”, livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do “The New York Times”.Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, “O Manual do Coveiro”. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Saraiva

 

 

III ETAPA

LIVRO: A revolução dos bichos / George Orwell/ adaptado e ilustrado por Odyr/Quadrinhos na CiA
SINOPSE: A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, A revolução dos bichos ganha vida e movimento no traço do gaúcho Odyr. Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
SUGESTÃO DE EDIÇÃO: Editora Companhia das letras

 

Colégio Sêneca

Av. Dilson Bastos, 175 - Bairro Boa Vista

77 3421-7340