Lista de Livros 2020: Ensino Médio

 

 

1ª SÉRIE – Ensino Médio 

I ETAPA

LIVRO: Admirável mundo novo, de Aldous Huxley.
SINOPSE: Na mesma atmosfera de silêncio e isolamento, vive Lucrecia, de A Cidade Sitiada. O livro Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley em 1931, é uma “fábula” futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono.

 

 

 

 

II ETAPA

LIVRO: Para tão longo amor tão curta a vida, de Luiz Vaz de Camões.
SINOPSE: Nesta obra, Camões colocou nesses sonetos um tema incógnito: o amor. Nos versos, enxergamos o amor de um jeito totalmente novo e profundo, conhecemos as amantes de Camões, acompanhamos as dores, os lamentos e as saudades. O amor é colocado como uma dor, porém é uma dor que nós queremos sentir, mas por quê?

 

 

 

II ETAPA

LIVRO: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
SINOPSE: Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

 

 

 

III ETAPA

LIVRO: Senhora, de José de Alencar.
SINOPSE: José de Alencar publicou Senhora em 1875, quando o Romantismo vivia já seus últimos anos de glória. Ao lado de Diva e Lucíola, Alencar completa com Senhora a trilogia com que se propôs a traçar perfis de mulher. São perfis marcados pela romântica passionalidade de mulheres que movem os romances urbanos de Alencar, ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império. Em Senhora, Alencar tematiza o casamento por interesse, envolvendo Aurélia e Fernando num desgaste emocional que instigará o leitor até a situação final dos acontecimentos em nível da paixão humana.

 

 

 

2ª SÉRIE – Ensino Médio 

I ETAPA

LIVRO: Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Johann Wolfgang
SINOPSE:  Ao escrever Werther, em 1774, Johann Wolfgang Goethe alcançava sua primeira obra de sucesso e, de quebra, dava início à prosa moderna na Alemanha. Werther não é, simplesmente, um romance em cartas assim como Nova Heloísa de Rousseau ou Pamela de Richardson. Esta que é uma das mais célebres obras de Goethe é o romance de uma alma, uma história interior. Dilacerante, arrebatada é a história de uma paixão literalmente devastadora. Com enorme repercussão quando do seu lançamento, Werther foi um testemunho de como a literatura tinha poder de agir na sociedade.

 

 

II ETAPA

LIVRO: O Alienista, Machado de Assis.
SINOPSE: O Alienista é uma célebre obra literária humorística. Muitos a consideram um conto, mas a maioria dos críticos e especialistas o consideram uma novela por causa da sua estrutura narrativa. O livro conta a história do Dr. Bacamarte. Um alienista (a designação de psiquiatra na época) convencido de que a infertilidade de sua esposa está diretamente atrelada às condições físicas e mentais do cônjuge. Para provar sua teoria, o alienista cria a Casa Verde, um local para realizar estudos inéditos sobre a mente humana, mas acaba se perdendo na sua própria loucura.

 

 

 

III ETAPA

LIVROS: Os Ratos, de Dyonelio
SINOPSE: Os Ratos tem uma linguagem simples, direta, econômica, onde não transparece nenhuma empolgação, apenas a angústia do protagonista Naziazeno em resolver seu problema. Descreve uma sociedade contemporânea preocupada com o dinheiro. Retrata a realidade e mesquinhez dos personagens, através do discurso direto ou indireto. A obra se enquadra no movimento modernista brasileiro, que tem como característica o linguajar simples, coloquial, direto, sem rodeios, nem sentimentalismo. Outra característica é o tempo de ação. A história se baseia em 24 horas de angústia e preocupação em arranjar o dinheiro para quitar a dívida com o leiteiro.

 

 

III ETAPA

LIVRO: Sentimento de Mundo, Carlos Drummond de Andrade.
SINOPSE: Publicado pela primeira vez em 1940, Sentimento do mundo é o terceiro trabalho poético de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas deste livro foram produzidos entre 1935 e 1940. São 28 no total. Traz o olhar do poeta sobre o mundo à sua volta, tendendo para um olhar crítico e significativamente político. É uma obra que retrata um tempo de guerras, de pessimismo e sobre tudo, de dúvidas sobre o poder de destruição do homem.

 

 

 

Livros novos, usados, digitais ou opções de compra mais baratas:
Amazon (novos, digitais e usados): https://www.amazon.com.br/
Saraiva (novos e digitais): https://www.saraiva.com.br/
Estante Virtual (novos e usados): https://www.estantevirtual.com.br/
Mercado Livre (novos e usados): https://www.mercadolivre.com.br/
Sebos Online (novos e usados): https://www.sebosonline.com.br/

Acesso a livros gratuitos on-line (com inscrição):
Scribd: https://pt.scribd.com/
Sites de comparação de preços:
Buscapé: https://www.buscape.com.br/
Zoom: https://www.zoom.com.br/

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
• Os livros serão usados no decorrer do ano, a cada unidade. NÃO É NECESSÁRIO
COMPRÁ-LOS TODOS DE UMA VEZ.
• NÃO É NECESSÁRIO COMPRAR LIVROS NOVOS. Eles podem ser novos, usados,
digitais, emprestados do colega, alugados de uma biblioteca etc.

Colégio Sêneca

Av. Dilson Bastos, 175 - Bairro Boa Vista

77 3421-7340